A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe deste ano terá início na próxima segunda-feira (04). Em São Miguel do Iguaçu, a meta preconizada pela Secretaria Municipal de Saúde, é imunizar 100% dos grupos de riscos, sendo idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças na faixa etária de seis meses até cinco anos, gestantes, mulheres que ganharam filhos com até 45 dias após o parto, povos indígenas, grupos de doenças crônicas não transmissíveis e população privada de liberdade.

As Unidades Básicas de Saúde que irão oferecer as doses da vacina são, UBS Central, Panorama, Santa Rosa do Ocoy, Ava Guarani, Aurora do Iguaçu, São Jorge, Guanabara e Ipiranga.

De acordo com a Diretora da Vigilância em Saúde, Luciane Coelho, será um mês de mobilização em prol da campanha. “No dia 9 de maio, sábado, será realizado o dia ‘D’ da campanha contra a gripe e todas essas UBS estarão abertas de plantão, até as 17h, para imunizar as pessoas que não compareceram ou não puderam comparecer nos Postos de Saúde no decorrer da semana”. Luciane lembra que é importante também, a apresentação da carteirinha de vacinação.

A campanha está voltada diretamente ao combate de três tipos de gripes que mais preocupam o sistema de saúde nacional. A (H1N1) a A (H3N2) e a gripe do tipo ‘B’. Segundo a Diretora Luciane. “A influenza é uma doença respiratória infecciosa, de origem viral, que pode levar a complicações graves e até ao óbito, principalmente nesses grupos de risco”.

Os portadores de doenças crônicas devem apresentar a prescrição médica no ato da vacinação, especificando o motivo da indicação da vacina.  Em todas as Unidades estarão disponível quais são essas doenças crônicas que estão no grupo de vacinação da imunização da doença.

Devido às mudanças no cronograma a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, está sendo realizada anualmente, deste modo, serão imunizadas pessoas somente no mês de maio.
 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Tallini Klassmann – MTE 10.115/PR

Publicado às 13h49


Compartilhe

Google+