A equipe da Vigilância em Saúde de São Miguel do Iguaçu realizou na última semana mais uma busca ativa noturna de escorpiões amarelos, novamente na região conhecida como antiga Gaúcha, nas proximidades da Delegacia da Polícia Civil, entre as ruas Ubaldino do Amaral, Santa Catarina, Victor Ferreira e Silva e Nadir Maggi.

O trabalho durou cerca de três horas e, em apenas um dia e em um quarteirão, foram capturados 110 escorpiões amarelos. Na busca anterior foram encontrados 33 animais nessa localidade. Há ainda mais uma quadra nessa região para a atividade ser realizada.

Os escorpiões foram encontrados principalmente em terrenos baldios dessa região e nos bueiros. “Na próxima semana, se o tempo estiver bom, vamos fazer uma busca na quadra do Lar dos Idosos”, informa a médica veterinária, Débora Andreolla Lazzari.

Em 2022 a equipe da Vigilância capturou 191 escorpiões em buscas ativas. “Tivemos esse ano 14 acidentes com esses animais”, completou Débora.

Quando uma pessoa é picada deve comunicar imediatamente a Vigilância Sanitária e levar o animal para que possa ser identificado. “A primeira orientação ao ser picado é lavar o local com água e sabão e procurar, o mais rápido possível, assistência médica”, destaca Débora.

Uma orientação importante para prevenção ao escorpião é manter o lote limpo e livre de entulhos e vedar frestas de portas, janelas e ralos, principalmente à noite, que é o período que o animal sai para se alimentar.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL


Compartilhe

Google+