A equipe da Vigilância em Saúde de São Miguel do Iguaçu realizou na noite de terça-feira, 24, a primeira busca ativa do ano e localizou 22 escorpiões amarelos na região central da cidade. Os trabalhos foram realizados nos quarteirões próximos ao Paço Municipal e da estrutura do antigo ‘Moinho’.

Entre os locais que foram localizados esses animais estão caixas sépticas ou de passagem, bocas de lobo e em campo aberto, em locais com grama e acumulo de entulhos.

A médica veterinária, Débora Andreolla Lazzari, relatou que a região foi definida após relatos da presença do animal e destacou a recepção dos munícipes que auxiliou no resultado. ‘Fomos bem recebidos pela população, nos abrindo as casas para podermos realizar o trabalho, agradeceu.

Para a busca ativa a equipe contou com o apoio de agentes da cidade de Itaipulândia, que vieram conhecer como é realizado este tipo de trabalho. ‘Em outro momento eles nos procuraram para participar de uma busca ativa, pois tinham interesse em saber como a atividade funciona. No município de Itaipulândia não se encontra a espécie do escorpião tityus serrulatus (escorpião amarelo). Com a vinda destes agentes, conseguimos cobrir uma área maior do centro, então ficamos muito felizes em recebê-los’, destacou Débora.

A secretária municipal de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz, falou da importância desse trabalho realizado e orientou os munícipes a informarem quando um animal for encontrado. ‘É muito importante que os munícipes informem toda a vez que um escorpião for encontrado, pois essa informação vai nos ajudar a definir os planos de trabalho’, disse. O telefone para contato é o 3565-8146.

As buscas ativas serão realizadas todas as terças-feiras, no horário das 19h00 às 21h00, exceto em dias de chuva.