A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, em parceria com o Comitê Gestor da Dengue organizou uma exposição educativa para conscientizar crianças e adultos sobre os cuidados com a dengue.

 

A exposição foi montada no hall de entrada da prefeitura com materiais que costumam acumular água, como pneus, vasos sanitários, garrafas, latas e plantas, além mosquitos vetores presos dentro de garrafas pets. Nas paredes dos corredores foram afixados cartazes de alerta que explicam a reprodução do mosquito e as diferentes formas que a doença se apresenta.

 

A área montada tem aproximadamente 150 metros ². As Secretarias de Educação e Cultura, Esportes e Turismo também colaboram com a ação.

 

Um cronograma de visitas foi elaborado para que todos os alunos das escolas municipais e estaduais do município conheçam a exposição. “É investindo em educação que vamos conseguir formar cidadãos responsáveis para combater a dengue. Quando as crianças chegam em casa elas acabam distribuindo as informações que aprendem aqui para os pais e vizinhos. No caso das crianças que moram em propriedades rurais, onde há bebedouros de água para o gado, nós montamos um aquário  com peixes que servem como predadores na eliminação das larvas. O objetivo é que os alunos peçam aos pais que coloquem pequenos peixes nestes tanques para evitar a proliferação da doença”, explica Marcos de Deus, supervisor da Vigilância Sanitária.

 

Ao fim do labirinto, os alunos se acomodam em almofadas para assistirem a um vídeo educativo. Especialistas da Vigilância Sanitária acompanham os visitantes ao longo da exposição, que é aberta ao público. O espaço está à disposição da população até do dia 14 de novembro, das 8h30 às 11h30 e das 14h00 às 17h30.

 

Estatísticas – Atualmente, a população está ainda mais ameaçada pela dengue com o vírus tipo quatro. “Em época de verão a gente nunca pode falar que a dengue está controlada. Até o início de outubro os índices aqui em São Miguel estavam dentro dos parâmetros da Organização Mundial da Saúde, mas com o longo período de chuvas que ocorreram nos últimos dias o índice de infestação do mosquito já passou de 3%” conta Marcos. Segundo a Secretaria de Saúde, há 20 casos de dengue confirmados na cidade, sendo 12 autóctones e 08 importados.

 

No Paraná, de julho de 2012 a agosto de 2013, foram notificados 54.716 casos, sendo 147 hemorrágicos e 23 mortes.

 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO


Compartilhe

Google+